domingo, 19 de fevereiro de 2012

Salvador Dalí


 Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech também conhecido por apenas Salvador Dalí, nasceu às 8:45 da manhã dia 11 de Maio de 1904, na Rua Monturiol da vila de Figueres, em  Catalunha na Espanha. 


 Salavador Dalí também tinha um irmão mais velho que 
 morreu nove messes antes de ter nascido e uma irmã, Ana Maria que era três messes mais nova. 

  Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916 numas ferias de Verão em Cadaquès com a família de Ramon Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris . No ano seguinte, o pai de Dalíorganizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
  Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de cancro da mama. Dalí, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma"

  Apos a morte da mãe, o pai de Dalí casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu por este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito por sua tia.

 Em outubro de 1921, Dalí foi viver para Madrid , onde estudou na Academia de Artes de San Fernando.Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho.

Cesto de pão(1926)
  Dalí foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. Seu domínio de competências na pintura está bem documentado, nesse tempo, na sua impecável e realista pintura "Cesto de Pão", de 1926.
Em 1924 o ainda desconhecido Salvador Dalí ilustrava pela primeira vez um livro, o poema grego"Les bruixes de Llers" ( "As bruxas de Llers") de seu amigo, o poeta Carles Fages de Climent.


  Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso, que era admirado pelo jovem Dalí. ("Vim vê-lo antes de ir ao Louvre", disse-lhe Dalí. "Fez você muito bem", respondeu-lhe Picasso.) Picasso já tinha ouvido falar bem de Dalí através de Joan Miró. Nos anos seguintes, Dali realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio.

Salvador Dalí e Elena Ivanovna Diakonova 
  Em 1934 Salvador e Elena Ivanovna Diakonova casaram-se numa cerimónia civil.


Teatro-Museum Salvador Dalí

   

 Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museum Salvador Dalí, na sua terra natal, em Figueres. Foi o projeto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco de suas energias até 1974, embora continuasse a fazer acrescentos até meados dos de 1980.

Elena Ivanovna Diakonova morreu em Port Lligat na madrugada de 10 de Junho de 1982 Desde então, Dalí ficou profundamente deprimido e desorientado, perdendo toda a vontade de viver. Recusava-se a comer, ficando desidratado, teve de ser alimentado por uma sonda nasal. Em 1980, um coquetel de medicamento não prescrito danificou seusistema nervoso, provocando assim um inoportuno fim a sua capacidade artística. Aos 76 anos, a "cada vez saudável" Dalí sofre tremores terríveis ao seu lado direito, causado pelo Mal de Parkinson.

  Mudou-se de Figueres para o castelo em Pubol, que comprara para Elena Ivanovna Diakonova(esposa).
 Em 1984, deflagrou um incêndio no seu quarto em circunstâncias pouco claras  talvez tenha sido uma tentativa de suicídio de Dalí, talvez tenha sido uma tentativa de homicídio de um empregado, ou talvez simples negligência pelo seu pessoal , mas Dalí foi salvo e levado para Figueres, onde um grupo de amigos, patronos e artistas se assegurou de que o pintor vivesse confortavelmente os seus últimos anos no teatro-museu.
Túmulo de Salvador Dalí

 Em novembro de 1988 Dalí foi levado ao hospital com insuficiência cardíaca e em 5 de dezembro de 1988 foi visitado pelo rei Juan Carlos da Espanha, que confessou ter sido sempre um devoto de Dalí. Em 23 de janeiro de 1989, enquanto o seu favorito e recorde de Tristan Isolde jogava, morreu de insuficiência cardíaca em Figueres, com a idade de 84, e, vindo círculo completo, está sepultado na cripta do seu Teatro-Museu Dalí, em Figueres, do outro lado da rua, a partir da igreja de Sant Pere, onde ocorreram seu funeral, primeira comunhão, e debatismo, a três quarteirões da casa onde nasceu.


   Imagens de Salvador Dalí:


                                                  

Pinturas de Salvador Dalí:

Allegorie de Soie
   A Persistência da Memória (1981)

Dale Mathis - Relógio Salvador Daliano - Detalhe
                                     
Deixem comentário e obrigado pela visita!!E não se esqueçam de votar!! =)






Sem comentários:

Enviar um comentário