segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pablo Picasso

Muitas pessoas pensam que o seu nome é Picasso mas estão encanadas. Apesar de ser considerado um dos mais brilhantes e conhecidos pintores do século XX, poucos sabem o nome completo de Picasso.  Acredita-se que até o próprio tivesse dificuldade em decorar o seu nome.
  

  De facto, Pablo Picasso tinha o surpreendente nome de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso. 


  Picasso nasceu na cidade espanhola de Málaga no dia 25 de Outubro de 1881. Picasso destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja características principal é a decomposição da realidade humana.
579px-Les Demoiselles d'Avignon.jpg
Les Demoiselles d'Avignon (1907)

Em1937,no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) pinta seu mural mais conhecido é Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica. Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velásquez, são exemplos deste período. Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu dia 8 de Abril de  1973 com 91 anos em Mougins, na França. 
  Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.

Obras de Picasso: 

  Esculturas de Picasso:


                                La Grulla

  Obras da Fase Azul(1901-1904):

                        A Refeição do Cego

  Obras da Fase Rosa(1905-1907):

               A Família de Acrobatas com Macaco
                       O Menino com Cachimbo

  Auto-Retrato de Picasso:


 Fotografias de Picasso:



  Deixem comentário e obrigado pela visita!!E não se esqueçam de votar!! =)